Tudo na vida é governado por leis. Uma dessas leis é a lei do sacrifício. Para ter um corpo saudável, temos que “sacrificar” alimentos não saudáveis. Para ter alegria e felicidade em nosso coração, temos que “sacrificar” a preocupação e o desespero. Para ter um relacionamento romântico satisfatório, temos que “sacrificar” a licenciosidade sexual. Para ter uma mente bonita, temos que “sacrificar” pensamentos feios. Para ter conversas inspiradoras, temos que “sacrificar” resmungos e palavrões. Para entrar em nosso Eu Superior, temos que “sacrificar” nosso eu inferior.
Digo „sacrifício“ (entre aspas) porque na verdade não estamos sacrificando nada. Pelo contrário! Sempre que abrimos mão de algo de natureza inferior, ganhamos algo superior em troca. Não podemos subir a escada da evolução com peso e grosseria vivendo em nosso campo eletromagnético. Para avançar para as dimensões mais sutis da realidade, temos que abrir mão de todas as partes mais grosseiras de nossa natureza. Não podemos levar nosso ódio, raiva, preocupações e medos de baixa vibração conosco para as dimensões mais sutis de alta vibração da realidade.
Esta é a razão pela qual a lei do sacrifício é um aspecto essencial do caminho espiritual, e porque a noção de sacrifício é um ensinamento central em todas as religiões da Terra. A palavra “sacrifício” vem de “sacer” (latim: “tornar sagrado”) e “facere” (latim: “fazer”). Para nos tornarmos inteiros e santos, temos que sacrificar os aspectos inferiores, separativos e profanos em nossa vida de pensar, sentir, falar e agir. Não podemos elevar nossa vibração sem “sacrificar” tudo o que vibra nas notas mais baixas.
Agora, para entender adequadamente a ideia de sacrifício, aqui está um insight importante: a vida manifestada é um movimento ativo. Espírito e matéria são os dois pólos da polaridade. Ao receber impulsos vitais, a matéria se organiza em formas. E como a vida continua a evoluir e expressar sua evolução, as formas nas quais a matéria é organizada continuam a evoluir e mudar também. Em outras palavras: não podemos crescer por dentro e ficar parados por fora.
A forma (matéria) é o veículo em constante mudança da vida em evolução.
E é por isso que cada degrau na escada da evolução é realizado com sacrifício. A vida escapa da forma inferior para nascer em uma forma superior. À medida que a vida escapa, a forma inferior perece (é sacrificada) enquanto uma nova forma superior nasce. A vida evolui e persiste enquanto a forma perece. A vida é eterna, a forma é temporária. Estamos sacrificando a forma temporária para possibilitar a evolução da vida eterna.
Como tal, a lei do sacrifício é na realidade a lei da evolução da vida. Subimos a escada da evolução – que leva da matéria para o Espírito – sacrificando o inferior a serviço do superior. Quando sacrificamos o inferior pelo superior, canalizamos a energia “para cima” ou para a evolução, e dessa forma a energia é liberada em um plano superior. Sempre que canalizamos uma força inferior para um propósito superior, transmutamos a força inferior em uma energia espiritual superior pela força de nosso motivo e motivação. Assim, evoluímos.
Então, para todos vocês que percebem que o propósito da vida é evoluir para uma espécie superior de homem, não espere mais um dia e comece a praticar a lei do sacrifício hoje. Sacrifique sua vida inferior. Seja metódico. Sacrifique todos os dias deliberadamente uma coisa de natureza inferior: um pensamento vil, um desejo vil, uma palavra vil, uma refeição vil. Seja ele qual for. Mas certifique-se de sacrificá-lo com a intenção de liberar energia. É por nossa motivação e intenção que transmutamos a força inferior em energia espiritual superior.
Tome a iniciativa de começar cada dia com um ato de sacrifício. Abra cada dia oferecendo sua vida à Fonte, e esta oferenda lhe dará o poder de oferecer cada pensamento, cada ação, cada palavra do dia que se desenrola como um sacrifício à Vida Divina. Lembre-se, etimologicamente falando, a palavra “sacrifício” significa “tornar sagrado”. Quando praticamos a lei do sacrifício, transmutamos a força inferior em energia espiritual. Nós “tornamos santos”. Cada dia oferece inúmeras oportunidades para praticar a lei do sacrifício. Agarre-os! Praticar a lei do sacrifício é liberar energia. Portanto, praticar a lei do sacrifício é um dos segredos para um progresso super rápido na vida.