Não é possível avançar no caminho Espiritual sem passar por um processo de purificação. A palavra purificação vem do latim e significa „tornar puro“ („purus“ = puro; + raiz de „facere“ = tornar) Significa literalmente „livre de matéria estranha“.
Sendo uma extensão da Fonte, somos – como a Fonte – uma trindade: Espírito – consciência – matéria; na filosofia intuitiva esta trindade também é conhecida como: Mônada (espírito ou aspecto vida) – Alma (aspecto consciência) – Personalidade (aspecto matéria).
Nossos corpos mental, emocional e físico/etérico constituem os chamados veículos da personalidade. Nossos corpos são feitos de vários graus de matéria (matéria física/etérica, matéria astral, matéria mental). A qualidade da matéria que constitui nossos corpos físico/etérico, emocional e mental depende dos pensamentos que temos, dos sentimentos e emoções que experimentamos, das palavras que falamos e das ações que tomamos.
Agora, gostaria de falar um pouco sobre a necessidade de purificação, focando especificamente em nosso aspecto matéria, nossos corpos. No final, explicarei por que a purificação é uma disciplina necessária da qual não podemos fugir se quisermos dar o próximo passo em nossa evolução e avançar para uma espécie consciente da Alma.
Vamos começar com nosso corpo mental.
Como em nosso estágio atual de evolução somos inconscientes e passivos e prestamos pouca ou nenhuma atenção ao nosso pensamento, naturalmente permitimos que as pessoas ao nosso redor, as situações em que nos encontramos, os programas passando na TV, eventos globais, etc. condicionar nosso corpo mental. Dito de outra forma: os jornais que lemos, os programas e filmes que assistimos na TV, as preocupações que temos no trabalho e com nossa família, as pessoas com quem andamos, tudo joga e condiciona a matéria de nosso corpo mental. Uma vez que nós, como família humana, ainda nos identificamos principalmente com a separação, a maioria dessas vibrações é de natureza separativa. Eles nos separam da Fonte e uns dos outros.
No entanto, o caminho espiritual é o caminho de substituição gradual da ilusão de separação pela realidade da unidade. Portanto, para conseguir isso, precisamos purificar nosso veículo mental de todos os elementos separativos. Se não purificarmos sistematicamente nossa natureza mental desses elementos separativos, não seremos capazes de crescer e avançar. Pelo contrário: vamos ficar presos exatamente onde estamos e continuar andando em círculos. Você precisa entender que não vamos acordar em uma manhã mágica com um corpo mental totalmente purificado e iluminado. Se nossa natureza mental vai se transformar em amor, luz e beleza, teremos que tomar a iniciativa de fazê-lo.
Agora, como purificamos nossa natureza mental? Uma das maneiras mais essenciais – e essa é apenas uma maneira – de purificar nosso pensamento é começar a observá-lo. Ao observar seu pensamento, no momento em que você se pegar tendo um pensamento de medo, ódio, separação, raiva, etc., pare imediatamente e substitua-o por um pensamento de amor, alegria, gratidão e liberdade. A energia não pode ser destruída, mas pode ser transformada. Quando substituímos um pensamento de medo por um pensamento de amor, no exato momento em que mudamos a direção de uma corrente de pensamento, transformamos a energia dessa corrente de pensamento e, assim, transformamos literalmente a qualidade, a fiação e a substância de nosso corpo mental. Transformar pensamentos baseados no medo em pensamentos baseados no amor é literalmente um processo alquímico. À medida que continuamos elevando a substância de nosso corpo mental, purificando-o continuamente (substituindo continuamente os pensamentos baseados no medo por pensamentos baseados no amor), podemos usar nosso corpo mental para um propósito divino cada vez mais elevado. (Para ter pensamentos elevados, precisamos de um corpo mental feito de substância mental de alta vibração; com um corpo mental de ordem inferior, não podemos ter pensamentos elevados!)